A abordagem correta em oposição à especulação.

Pessoas físicas e instituições financeiras devem manter um horizonte de longo prazo e investir em empresas que exerçam atividades éticas.

A fim de avaliar as atividades éticas de uma empresa, deve-se dar atenção específica à atividade em todos os aspectos que não devem incluir atividades que pareçam ilícitas ou questionáveis ​​no contexto moral. Além disso, as atividades da empresa não devem alimentar comportamentos incorretos dos indivíduos ou riscos específicos para o bem comum.




Para conhecer e avaliar este aspecto é também relevante a existência de informação regular e fiável sobre a actividade das empresas.
Com relação a isso, é importante levar em consideração como as questões ambientais, sociais e de governança, geralmente indicadas como questões ESG, podem afetar a conduta empresarial.
Os Princípios das Nações Unidas para o Investimento Responsável têm "o objetivo de incorporar questões ESG nas principais práticas de tomada de decisão e propriedade de investimentos. O UN PRI se baseia na premissa de que investidores institucionais e gestores de ativos têm o dever de atuar nos melhores interesses de longo prazo de seus investidores e, portanto, precisam considerar adequadamente como as questões ambientais, sociais e de governança (ESG) podem afetar o desempenho das carteiras de investimento. Ao fornecer uma estrutura para a integração da conduta empresarial responsável nas estratégias de investimento, o PRI contribui para a promoção de objetivos ESG dentro do setor financeiro " (as Diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais).


Nota:  PRI = Principles for Responsible Investment